sexta-feira, 6 de abril de 2012

Gian Lorenzo Bernini

MEDUSA


Adicionar legenda
Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles no seio de uma família florentina, filho de Pietro Bernini, escultor maneirista. Cedo acompanhou o pai a Roma, onde suas precoces habilidades de prodígio logo foram notadas pelo pintor Annibale Carracci e peloPapa Paulo V começando assim a trabalhar como artista independente. Seus primeiros trabalhos foram inspirados por esculturashelenistas e romanas existentes, que pôde estudar em detalhe.


ENEIAS, ANQUISES E ASCÂNIO
Sob o patrocínio do cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, rapidamente se tornou um escultor proeminente, mesmo que seus primeiros trabalhos fossem peças para decorar os jardins do cardeal: A Cabra Amalthea, o infante Zeus e um FaunoAlmas Danadas ou Almas abençoadas. Em 1620, completou o busto de Paulo V.

BACANAL, FAUNO IMPORTUNADO
POR CRIANÇAS
Nos anos seguintes, ornou a vila do cardeal com obras primas: em EnéasAnquise e Ascânio (1619) descreve as três idades do Homem por três pontos de vista, baseada numa figura de um afresco de Rafael, e talvez refletindo o momento em que o filho consegue o papel do pai; O Rapto de Proserpina (1621 - 1622), onde recria uma obra de Giambologna, com destaque para a recriação da pele feminina no mármore; Apolo e Dafne(1622 - 1625) mostra o momento mais dramático de uma das histórias de Ovídio, onde Apolo, o deus da luz, desafia Eros, o deus do amor, para um combate com armas, e, ferido por uma flecha dourada, apaixona-se por Dafne, uma ninfa de água, que fizera voto de virgindade. Dafne escapa de Apolo porque se transforma em loureiro, que Bernini executa no mármore como uma vida se transmudando em árvore; Davi (1623 - 1624), um marco na história da arte, que mostra a fixação do barroco com o movimento. Michelangelo mostrou a natureza heróica do David, Bernini capturou o exato instante em que ele se torna um herói.
DAVI

Adicionar legenda
Em 1627 começa a construção do monumento fúnebre de Urbano VII. Terminado muitos anos mais tarde, foi colocado em simetria ao túmulo de Paulo III, que iniciara as reformas terminadas por Barberini. Este monumento se inspira na tumba dos Medici de Michelangelo, com a estátua do Papa em cima, benzendo, e mostrando figuras alegóricas da Caridade e da Justiça, e ao centro, em lugar da figura tradicional da Fama, um esqueleto escreve o epitáfio.

APOLO E DAFNE
Virtuosismo e imitação do mundo eram os dotes do escultor, mas foi o gênero de retratos ou bustos que fez sua fortuna. Por toda sua vida retratou papas, reis, nobres, personagens mais importantes e influentes de seu tempo, como um busto do cardeal Scipione que o mostra no exato momento de pronunciar uma palavra (1623). Para Bernini, um arguto observador, era esse o segredo de representar melhor as características humanas, imobilizar um momento da vida.

Bernini morreu em 28 de novembro de 1680, em Roma e seu funeral foi na Basílica de Santa Maria Maggiore. Dois anos após sua morte, a rainha Cristina, que Bernini ajudara a homenagear em 1655, quando de sua conversão ao catolicismo e sua primeira visita a Roma, encomendou aFilippo Baldinucci que escrevesse sua biografia.

Nenhum comentário: