domingo, 1 de novembro de 2015

"PIETÀ FLORENTINA" MICHELANGELO BUONARROTI


Tenho uma paixão imensa por esta escultura e por todos os enigmas que a rondam até hoje. A escultura é composta por quatro figuras dispostas num formato piramidal, estando Jesus no centro. Esculpida em mármore aos setenta e cinco anos de idade, mas não chegou a ser finalizada. 

Nicodemo (auto-retrato) sustenta o corpo de Cristo; do lado esquerdo esta Maria, sua mãe, que o abraça carinhosamente; do lado esquerdo, Maria Madalena, que ajuda a sustentar o corpo apoiada sobre o joelho direito. 




O Cristo ao centro com suas formas alongadas, atribuídas ao Maneirismo, mãos grandes e belas, um rosto sereno, sem as torções dramáticas. Pura serenidade.
Alguns contam que durante o processo a escultura trincou e Michelangelo, e frustrado tentou destruí-la a golpes, mas foi detido por seu criado, a quem presenteou a obra inacabada. Mas tem aqueles que afirmam, que seu amigo e aluno, Tibério Calcagni, concluiu os traços do rosto de Madalena e posteriormente vendida a Francesco Bandini por duzentos escudos. 
Alguns estudos recentes afirmam que a obra foi fragmentada em golpes violentos, num momento de fúria e frustração ao se deparar com uma rachadura, como representado no esquema abaixo.

Costumo dizer que sua obra esta repleta de um lirismo sem fim, e que todos os dramas e enigmas a torna extremamente apaixonante. A esta obra dediquei muitas horas de estudos, o que culminou por um acrílico sobre tela dominado por nuances de vermelho e dourado. Uma bela tela, a qual tenho uma paixão particular.


Nenhum comentário: