quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MICHELANGELO - ESCRITOS I

Cópia de um original de Michelangelo ofertado a Tommaso dei Cavalieri: O rapto de Ganimedes.

"Se um casto amor, se uma piedade sublime,
se uma mesma fortuna une um par que se ama,
se a má sorte a ambos afeta,
se um só espírito, um só querer, governa dois corações;
se uma alma em dois corpos se torna eterna,
com as mesmas asas levando-os ao céu;
se Amor com um só golpe e só uma flecha dourada
fizer arder e testar dois peitos;
se cada um amar ao outro e não a si mesmo,
um só gosto e uma só delícia, a esta meta
se cada um dirigir sua vontade:
se tudo isso por mil se multiplicar, não faria ainda um centésimo
de tamanho laço de amor, de tanta fé;
e somente o desdém o pode quebrar e dissolver."



"Nem só de prata ou ouro
fusos no fogo, ainda espera ser cheia,
oca da obra feita,
a fôrma, que só a revela ao quebrar;
eu também, a queimar
de amor, por dentro eu forro
o anelo oco pela beleza infinda
daquela que eu adoro,
alma e coração desta frágil vida.
Nobre dama, e bem-vinda,
em mim desce por tão finos espaços,
que a extraí-la me rompo em pedaços."





Os poemas de Michelangelo são belos. Meu artista favorito revela uma alma intensa e de uma paixão tão imensa quanto oculta. Muitos especularam em busca de respostas a respeito de seus envolvimentos amorosos, mas nada foi descoberto. O homem que deixou vários enigmas em suas obras, também ocultou sua grande paixão. Mesmo assim falam de Tommaso dei Cavalieri como sendo esse amor. Mas também tem aqueles que dizem que este amor era igual ao de um pai por um filho, só que estes são uma minoria.
Seus escritos são realmente muito belos.

Nenhum comentário: