quarta-feira, 12 de novembro de 2014

KANDINSKY: TUDO COMEÇA NUM PONTO (CCBB DF)



Wassily Kandinsky ( Nascido em Moscou, artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939. Na década de 1910 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. 






O CCBB DF recebe 72 obras, entre telas e outras peças. Seu trabalho é um colorido altamente contagiante. Os traços e as formas agradam a todas as idades.


Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 02, lote 22


TEL (61) 3108-7600

De quarta a segunda, das 9h às 21h
De 12/11 a 12001Entrada franca

sexta-feira, 27 de junho de 2014

FRANCESCO JACOBELLO


Francesco Jacobello nasceu em 1970 em Militello, Sicília, Itália. É um dos artistas contemporâneos que mais admiro. Seus trabalhos são de uma beleza única. Suas obras hoje fazem parte de varias coleções particulares e acervos de algumas galerias bem conceituadas. Tudo isso graças a seu talento e persistência. Sempre buscando dar o melhor de si. 

Sou um grande admirador de seu trabalho. E não tem como não gostar, visto que tudo que ele faz esta cheio de sincronismo, algo que me fascina muito desde criança. As cores de sua paleta estão repletas de vida, emanando calor e muita energia. Existe um não sei quê de poesia e notas musicais em tudo que vejo. Vindo de Jacobello tudo é muito carismático.

"Me mudei com freqüência em torno de Itália e Europa desde os 16 anos, eu sempre tive um fascínio com o Reino Unido, Londres, os ônibus vermelhos e o estilo de vida britânico. Mudei-me para o Reino Unido há 10 anos, foi um pouco difícil no início, especialmente se você está por conta própria, mas olhando para trás agora, eu acho que faz tudo valer a pena....! Eu já expostos em diversas galerias, bibliotecas e outros locais, primeiro na Itália e no Reino Unido, muitas obras de arte dos meus fazem parte de coleções públicas e privadas na Sicília, Itália, Reino Unido, Suécia, França, Suíça, Nova York, Canadá, Alemanha, Flórida. " (Francesco Jacobello)








segunda-feira, 31 de março de 2014

O ESTUPRO COMO PRÁTICA DA FALSA MORAL

Quando penso que nada mais vai me chocar, me deparo com várias manifestações sobre a parcela de culpa dos estupros serem as vítimas. Bem, no caso em foco, as vitimas em questão são as mulheres. No entanto uma enxurrada de postagens culpando essas mulheres por serem estupradas. 

DEFINIÇÃO: 
Estupro ou violação é a prática não-consensual do sexo, imposto por meio de violência ou grave ameaça de qualquer natureza por ambos os sexos. Ele consiste em uma penetração da vagina ou do ânus de uma ou mais vítimas (ou no sentido mais amplo também da boca) por um ou mais indivíduos. Os indivíduos podem ser homens, mulheres ou animais treinados para estupros. Também se trata de estupro, se os indivíduos enfiam objetos em suas vítimas.

Acusam as mulheres de usarem roupas muito curtas ou com decotes exagerados. Terrível engano, pois a maioria das vitimas quando foi atacada não estava usando roupas curtas, muito menos com longos decotes. O estuprador não busca o perfil de beleza e sim de submissão das vitimas. Também não se importam com a idade ou sexo das vitimas. Isso mesmo que você acabou de ler, eles também estupram homens, é que esses homens na grande maiorias das vezes não registram ocorrência. Um relatório do Ministério da Justiça descobriu que 3% dos homens, ou 1 em cada 33, haviam sido estuprados. Alguns especialistas acreditam que 1 em cada 6 homens foi abusado quando era menor de idade.

Por muito tempo as mulheres foram intimidadas até mesmo quando iam fazer a denuncia, pois elas eram obrigadas a provar que resistiram ao estupro para serem consideradas vitimas. Era considerado também se elas não estavam com roupas provocativas ou se eram do tipo namoradeiras por assim dizer. Foram muitas lutas em tribunais para que estes quesitos fossem derrubados. Agora este fantasma esta rondando por ai novamente.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2012 foram registrados mais de 50.617 ocorrências de estupro no Brasil.

Estou torcendo para que os homens e mulheres que acreditam que uma parte da culpa de estupro é das mulheres, vão em busca de informações sobre números e estatísticas. Já é muito difícil condenar um ESTUPRADOR, imagino agora com este tipo de manifestação sem nexo. Um homem com cabeça doente se sentindo com o direito de estuprar uma pessoa por causa da forma que ela esta se vestindo. Será que eles não irão se sentir mais encorajados a espalhar terror?

Fico pensando na dor que estas vitimas e suas famílias estão sentindo neste momento. Continuo crendo que precisamos rever nossos valores e conceitos como seres humanos. Não é isto que ensino a meu filho, pois não foi isto que meus pais me ensinaram. 

sexta-feira, 28 de março de 2014

VASO PARA VINAGRE

VASO PARA VINAGRE (ACRÍLICO SOBRE TELA)
Esta é uma tela bem singela. A luz vem de dois pontos diferentes, sendo mais intensa de um lado que do outro. Três elementos compõem o centro da tela. Coloquei-os sobre a mesa e fui mudando a disposição até chegar a algo que me agradasse. O velho socador de alho, sempre presente em uma cozinha de gurmet, por assim dizer. A cuia de barro queimado com maçãs e pera. Um objeto antigo que sempre propõe muito charme a uma mesa. Por fim o vaso de vidro transparente contendo vinagre. Minha paixão pelos tons de vermelho não tem fim, e o vinagre tão rubro quanto uma rosa vermelha ou uma mancha de sangue.




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MICHELANGELO - ESCRITOS I

Cópia de um original de Michelangelo ofertado a Tommaso dei Cavalieri: O rapto de Ganimedes.

"Se um casto amor, se uma piedade sublime,
se uma mesma fortuna une um par que se ama,
se a má sorte a ambos afeta,
se um só espírito, um só querer, governa dois corações;
se uma alma em dois corpos se torna eterna,
com as mesmas asas levando-os ao céu;
se Amor com um só golpe e só uma flecha dourada
fizer arder e testar dois peitos;
se cada um amar ao outro e não a si mesmo,
um só gosto e uma só delícia, a esta meta
se cada um dirigir sua vontade:
se tudo isso por mil se multiplicar, não faria ainda um centésimo
de tamanho laço de amor, de tanta fé;
e somente o desdém o pode quebrar e dissolver."



"Nem só de prata ou ouro
fusos no fogo, ainda espera ser cheia,
oca da obra feita,
a fôrma, que só a revela ao quebrar;
eu também, a queimar
de amor, por dentro eu forro
o anelo oco pela beleza infinda
daquela que eu adoro,
alma e coração desta frágil vida.
Nobre dama, e bem-vinda,
em mim desce por tão finos espaços,
que a extraí-la me rompo em pedaços."





Os poemas de Michelangelo são belos. Meu artista favorito revela uma alma intensa e de uma paixão tão imensa quanto oculta. Muitos especularam em busca de respostas a respeito de seus envolvimentos amorosos, mas nada foi descoberto. O homem que deixou vários enigmas em suas obras, também ocultou sua grande paixão. Mesmo assim falam de Tommaso dei Cavalieri como sendo esse amor. Mas também tem aqueles que dizem que este amor era igual ao de um pai por um filho, só que estes são uma minoria.
Seus escritos são realmente muito belos.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O NOVO


"Feliz ano novo meu rapaz!
Que este ano possamos ser capazes de conseguir melhorar um pouco mais. Que todo obstaculo seja considerado um mero contratempo que precisamos superar. 
Que na nossa jornada consigamos estar no caminho da retidão. E que mesmo quando desviarmos um pouco, possamos retornar a sã consciência e corrigirmos nossos erros.
Que possamos afugentar nossos fantasmas, pois visto que eles são crias de nós mesmos. 
Que no conviver sejamos mais pacientes. 
Que no descrever, menos arrogantes. 
E no ter, menos apegados.
Que das coisas grandes possamos conter o incontido. 
Que das pequenas partículas sejamos capazes de compartilhar.
Que do Nós só vingue o que há de melhor.
Pois que o peso do espirito deve ser menor do que o de uma pena no ar."

(Antônio Marcos Alves da Silva)