terça-feira, 24 de dezembro de 2013

GIZ PASTEL SECO (RECEITA PRÁTICA)



Sou apaixonado por desenhos em pastel, em especial aos trabalhos realizados por Edgar Degas. Trabalhar com este material é algo que requer paciência e delicadeza. Fazer suas barras de pastel deve ser uma experiência agradável. Abaixo teremos uma receita básica, mas você poderá trabalhar esta receita até chegar ao ponto desejado. Mantenha um registro de tudo que fizer, pois assim terá como corrigir ou refazer experiências bem sucedidas.


PASTEL SECO

É um material antigo, referido pela primeira vez por Leonardo Da Vinci como um material elegante para "pintar a seco". Este material pode ser utilizado em quase todas as superfícies de papel, mas apresenta um inconveniente na sua utilização, pois uma vez utilizado no suporte pode-se tornar um desafio apagar parcialmente o Pastel Seco sem deixar vestígios.

PASTEL A ÓLEO 

Esse tipo de pastel existe desde a década de 60 do século XX e a sua fabricação é semelhante ao do pastel seco, tendo como diferença o óleo, componente que acabará por dar nome a este material. O Pastel de Óleo pode ser diluído no suporte usando um pincel e, ao contrário do Pastel Seco, é um material que é o excesso pode ser facilmente removido, pois com a ajuda de ferramentas, como uma faca, pode simplesmente retirar-se o engano.

MATERIAL:

*Goma tragacanto (Gel, uma parte de goma para uma de álcool de cereais em 30 partes de água. Coloque em um vidro, agite bem e deixe descansar por 24 horas.).

*Água destilada

*Pigmento (você pode utilizar o pó xadrez)

*Gesso cré precipitado

*Mascara para evitar que respire as partículas de pó.

*Espátula ou faca para trabalhar a massa.

*Um pedaço de vidro ou azulejo para trabalhara a massa.

*Papel toalha


Eu não trabalho com medidas precisas, por isso utilizo um caderno de anotações no qual eu também pinto alguns quadrados e enumero a cor encontrada. Com o tempo você aprenderá as devidas proporções.

PREPARO:



Misture o pigmento com gesso cré e adicione água para umedecer. Vá trabalhando a massa até que a mistura esteja pronta, adicione o um pouco do gel de goma tragacanto até obter uma massinha de modelar. Faça rolinhos do tamanho que preferir e deixe secar sobre o papel por aproximadamente 48 horas. 



Para um mesmo pigmento adicione proporções diferentes para obter tons diferentes.

6 comentários:

Unknown disse...

o q é gel de goma n pode acrescentar outra coisa ?

Minhartt Marcos disse...

Renata, a goma é geralmente obtida de pele de coelho ou outro animal. Pode ser encontrada em pó e hidratada para obtermos o gel. Mas o gel pode ser encontrado em lojas especializadas. Tenha um caderno de anotações para registrar todas as suas experiencias. Nunca jogue nenhum resíduo fora tudo pode ser reaproveitado.

André disse...

Olá, Marcos. A Goma tragacanto pode ser substituída pela goma arábica?

Aguardo..

André Luiz

Minhartt Marcos disse...

Olá, André!
A Goma tragacanto pode ser substituída pela goma arábica sim, mas para isso você vai precisar fazer algumas experiências. Anote todas as medidas utilizadas. Não deixe passar nada.

Babí disse...

Xom o que que posso substituir a goma?

Minhartt Marcos disse...

Babi, minhas experiências foram com goma arábica e goma de tragacanto.